image

Torres de Condicionamento de Gases (HQT)


As torres de condicionamento de gases (HQT - Humidification and Conditioning Tower) são equipamentos usados em processos industriais que envolvem a queima de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou óleo. Esses processos produzem gases de exaustão quentes que precisam ser resfriados e condicionados antes de serem liberados na atmosfera.

As torres HQT trabalham com o princípio da umidificação e resfriamento dos gases de exaustão. Eles são compostos por uma torre vertical com um sistema de injeção de água e um conjunto de placas verticais empilhadas que separam as correntes de ar e água. Quando os gases quentes passam pela torre, eles são resfriados e umidificados pela água, que é pulverizada em pequenas gotas no fluxo de gás. Isso reduz a temperatura dos gases e aumenta a umidade relativa, o que ajuda a reduzir a emissão de poluentes atmosféricos.

Os gases de exaustão condicionados passam então por um equipamento de controle de poluição, como um filtro de mangas ou um precipitador eletrostático, que remove as partículas e outros poluentes atmosféricos. Após o tratamento, os gases são liberados na atmosfera com níveis aceitáveis de emissão de poluentes.

As torres de condicionamento de gases são amplamente utilizadas em várias indústrias, incluindo usinas de energia, siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento, entre outras. Elas ajudam a reduzir a emissão de poluentes atmosféricos, como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, partículas e outros gases tóxicos, protegendo a saúde pública e o meio ambiente. Além disso, elas podem ajudar a aumentar a eficiência energética do processo, reduzindo o desperdício de calor dos gases de exaustão.